UFRJ recebe ‘Médicos Sem Fronteiras’ nesta quarta-feira (24/11)

Por Gustavo Barreto (*)

Médicos Sem Fronteiras (MSF)Nesta quarta-feira (24/11), a disciplina de Jornalismo Internacional da Escola de Comunicação da UFRJ recebe Ana Rosa Reis, que atua no departamento de comunicação da organização Médicos Sem Fronteiras há dez anos e, atualmente, é responsável pela área de Comunicação Organizacional. Formada em jornalismo e publicidade e pós-graduada em Marketing Empresarial, Ana Rosa Reis já trabalhou em agências de publicidade, antes de ingressar na organização.

Criada em 1971, na França, a Médicos Sem Fronteiras é uma organização médico-humanitária internacional, independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam. Também é missão de MSF tornar públicas as situações enfrentadas pelas populações atendidas.

São cerca de 28 mil profissionais de diferentes áreas, espalhados por mais de 60 países, atuando diariamente em situações de desastres naturais, fome, conflitos, epidemias e combate a doenças negligenciadas. A entidade é respeitada no mundo inteiro, por todos os setores, pelo seu trabalho humanitário.

A leitura sugerida para a aula é o artigo Desafio do Jornalismo Internacional: Médicos sem Fronteiras denunciam as 10 crises mais negligenciadas pela mídia.

A aula-palestra é aberta para alunos externos e ocorrerá na sala 113, às 18h30.

A disciplina de Jornalismo Internacional é oferecida tradicionalmente pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Escola de Comunicação da UFRJ, sob orientação do professor Mohammed ElHajji. Mais informações em www.pet.eco.ufrj.br ou www.jorninter.blogspot.com

(*) Gustavo Barreto (@gustavobarreto_), 39, é jornalista, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (www.facebook.com/gustavo.barreto.rio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *