Registros de dados sobre entradas e saídas de imigrantes respondem por mais de 50% das notas

Por Gustavo Barreto (*)
Nota no JB de 20 de março de 1927

Nota no JB de 20 de março de 1927

Nos mais de 40 mil documentos pesquisados, pelo menos 50% das notas em que aparecem termos relacionados à imigração são dados sobre entradas e saídas de estrangeiros no Brasil.

Estas notas são descartadas para análise, por possuírem dados já disponibilizados nas matérias de fundo de modo muito mais abrangente, mas aqui registramos esta estimativa, junto com esta nota do Jornal do Brasil, 20 de março de 1927.

O É cada História que contam (facebook.com/CadaHistoria) entra em recesso para uma nova etapa de pesquisa documental e volta em breve.

Acesse todos os documentos do projeto até agora – quase 100 artigos sobre a imigração em 200 anos de imprensa brasileira – em www.midiacidada.org

(*) Gustavo Barreto (@gustavobarreto_), 39, é jornalista, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (www.facebook.com/gustavo.barreto.rio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *