‘Projeto 200’ chega a 100 matérias; iniciativa conta a história da imigração pela imprensa brasileira

Por Gustavo Barreto (*)
'Projeto 200' chega a 100 matérias; iniciativa conta a história da imigração pela imprensa brasileira

‘Projeto 200’ chega a 100 matérias; iniciativa conta a história da imigração pela imprensa brasileira

Dois séculos de imigração no Brasil pela imprensa. O “Projeto 200”, como é chamado, busca contar a História das migrações internacionais no país a partir de relatos da imprensa lida e/ou produzida no Brasil. O projeto chegou esta semana ao marco de 100 matérias analisadas e publicadas em www.midiacidada.org

O ponto de partida foi 1818, ano do primeiro registro oficial de imigração subvencionada pelo Estado: D. João VI, buscando substituir a mão de obra escrava, assina um decreto criando núcleos de colonização. Um ano depois, chegam às terras de Cantagalo – atual Nova Friburgo, no região serrana fluminense – as primeiras 30 famílias suíças de trabalhadores agrícolas.

O projeto, que será apresentado em 2015 como uma tese de doutorado, é realizado no Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, e também no âmbito do portal oestrangeiro.org.

O site do projeto – www.midiacidada.org – oferece uma plataforma interativa, em que qualquer pessoa pode comentar os textos que deverão compor a tese. Saiba mais em www.midiacidada.org/projeto e participe pela página no Facebook que publica diariamente uma das análises das matérias: www.facebook.com/CadaHistoria

(*) Gustavo Barreto (@gustavobarreto_), 39, é jornalista, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (www.facebook.com/gustavo.barreto.rio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *