A cultura como recurso: o progresso da Pátria depende da (boa) instrução dos estrangeiros

Por Gustavo Barreto (*)
Trecho de editorial do Jornal do Brasil de 4 de abril de 1923

Trecho de editorial do Jornal do Brasil de 4 de abril de 1923

O Jornal do Brasil de 4 de abril de 1923 publicou um editorial dando conta da situação da educação dos imigrantes e citando especificamente um caso, em Santa Catarina. Segundo o JB, a imprensa noticiara que, por falta de verbas, foram dispensados professores e fechadas várias escolas em dois núcleos federais de grande concentração de imigrantes, “ficando sem instrucção cerca de 250 alumnos”.

“Não se concebe que depois de tanta celeuma levantada, dentro e fóra do paiz, pelo descaso com que se vinha cuidando da adaptação do immigrante ao nosso meio social, ainda apareçam tão evidentes provas da nossa despreocupação em ensinar ao filho do estrangeiro, aqui chegado em edade de frequentar a escola, ou já aqui nascido, os rudimentos da língua nacional, o maior factor da definitiva incorporação do elemento alienigena á nossa civilisação”, critica o diário carioca.

O problema não é tanto a falta de ensino – essa poderá vir a partir de escolas estrangeiras, conforme diz em tom de alerta o editorial. “Se os poderes publicos, sob o pretexto da falta de verba, mandam fechar escolas frequentadas por cerca de 250 meninos, não será para estranhar que os paizes de origem desses immigrantes mantenham e subvencionem estabelecimentos onde se ministre ás creanças a instrucção de que ellas necessitam”, diz o texto, concluindo: “E menos para estranhar será que de taes escolas seja banido o ensino da língua portugueza, por cuja divulgação nem mesmo os que a fallam se interessam”.

O risco maior, diz o editorialista, é justamente a formação de “nucleos estrangeiros vivendo uma vida á parte no meio da sociedade nacional, cuidando da prosperidade dos seus bens alheios ao nosso futuro, mas dedicados ás cousas da patria de nascimento, que os acompanha com carinho nessa peregrinação por terras longinquas”.

A “culpa” dos “males que possam advir de uma politica tão mal orientada”, diz o editorial, é nossa: “Aos estrangeiros, que se sentem em difficuldades para uma assimilação ao meio nacional pela carencia de ensino primario aos seus descendentes, não será licito accusar pelo estreitamento dos laços de solidariedade com as suas patrias de origem, mais ciosas de conservar a amizade dos filhos emigrados que nós em conseguil-a para o progresso fecundo da nossa terra”.

A visão de que o ensino do idioma é essencial para, de algum modo, “nacionalizar” os imigrantes não está relacionada, em nenhum momento, com a cultura ou a educação: ambas as áreas são utilizadas como recursos, como um mero meio, para alcançar o “progresso fecundo da nossa terra”. A educação e a cultura são, assim, estratégias para o enriquecimento e a valorização da Pátria.

Faz bem o México, compara o diário carioca, que promove cursos permanentes de espanhol para estrangeiros – em diversos níveis, para crianças ou adultos. “Idéa inteligente, de que só frutos proveitosos poderão ser colhidos, essa, do Mexico deveria ser imitada pelas nações que, como nós, precisam do braço do immigrante para impulsionar o progresso nas suas varias modalidades”, afirma o editorial, acrescentando: “O estudo da lingua é processo mais efficaz de assimilação”.

O mais curioso é que o próprio editorial lembra que, entre os próprios brasileiros, há “tão grande porcentagem de analphabetos”, mas insiste – sem repercutir, aparentemente, o argumento anterior sobre os brasileiros – que “se queremos immigração, se della de facto precisamos, o nosso dever é affeiçoar o immigrante ao nosso solo, retel-o, assimilal-o”.

O editorial ecoa os intensos debates que ocorreram desde os primeiros períodos de imigração em massa, já a partir dos anos 1870, quando surgiu na Câmara um discurso contra o “isolamento a que eram condenados os estrangeiros no sul da Republica, ilhados nos seus nucleos, sem a assistencia dos poderes publicos para o conhecimento da língua nacional”.

A ideia de que os núcleos de estrangeiros se isolassem não era uma preocupação propriamente com o bem-estar dos imigrantes, registra-se, mas sim com os “perigos” decorrentes: a criação de “quistos étnicos” – expressão não utilizada neste editorial especificamente, mas amplamente presente no ideário da imprensa nacional.

(*) Gustavo Barreto (@gustavobarreto_), 39, é jornalista, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (www.facebook.com/gustavo.barreto.rio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *