Visita à América do Sul para “estudo das possibilidades de colocação, nos países desta parte do Continente, de imigrantes europeus”
A edição de 1o de dezembro de 1965 do Correio da Manhã1 registra a visita de um deputado norte-americano com a seguinte manchete: “Deputado dos EUA quer imigrantes europeus no Brasil”. O parlamentar – Carlton King, “eleito na chapa do Partido Democrata pelo Estado de Nova York” – estava em visita ao Brasil e outros países da América do Sul, registra o jornal. Sua viagem à região, informa o Correio, “prende-se a objetivo de estudo das possibilidades de colocação, nos países desta parte do Continente, de imigrantes europeus”.
Segundo o jornal, a Comissão Intergovernamental para Migração Europeia era então integrada por 22 nações, incluindo o Brasil e os Estados Unidos. Com sede em Gênova, acrescenta a matéria, a organização seria a sucessora da Organização Internacional de Refugiados e estaria em “condições de proporcionar ao Brasil mão-de-obra especializada, através de imigração selecionada, em cooperação com a Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID)”.
Entre alguns dos benefícios já visíveis estão o recebimento de oito professores belgas pela Universidade de São Paulo, além de “engenheiros, projetistas e técnicos em projetos de extensão rural”. “O deputado King e sua comitiva pretendem passar no Rio cinco ou seis dias, seguindo, então, para São Paulo, Estado que melhores condições oferece para a colocação de imigrantes especializados. Em São Paulo, o sr. Carlton King visitará as colônias holandêsa e belga”, conclui a matéria do Correio.
NOTA
1 Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=089842_07&pagfis=66969&pesq=&url=http://memoria.bn.br/docreader#