Sul-coreanos no Paraná: dois anos de espera após extinção de órgão criado por Jango

Por Gustavo Barreto (*)
Trecho do Correio da Manhã de 21 de janeiro de 1966

Trecho do Correio da Manhã de 21 de janeiro de 1966

O caderno agrícola do jornal Correio da Manhã – o Correio Agrícola – registra em sua edição de 21 de janeiro de 19661 a chegada de imigrantes sul-coreanos ao Paraná. Segundo o diário, eles estariam “transformando a paisagem da Rodovia do Café”, percurso rodoviário que liga o noroeste do estado paranaense com o litoral. “Possuindo recursos financeiros, os imigrantes adquiriram terras na Colônia Santa Maria, na cidade paranaense de Castro, além de maquinaria agrícola e implementos, sementes e utensílios”, completa a matéria.

Segundo o jornal, os imigrantes da Coreia do Sul pretendem transformar o local em uma pequena vila, com casas, armazéns, silos, hospital e igreja. “Os sul-coreanos aguardaram durante dois anos o embarque para o Brasil, devido à extinção do SUPRA, órgão do governo brasileiro anterior”, conclui a nota. A Superintendência de Política Agrária (Supra) foi criada pelo então presidente João Goulart, em 19622, tendo sido extinta pela ditadura civil-militar ainda em 1964, mesmo ano do golpe de Estado.

NOTAS

1 Disponível em http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=089842_07&pagfis=78444&pesq=

2 A lei que cria a Supra está disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ldl/ldl11.htm

(*) Gustavo Barreto (@gustavobarreto_), 39, é jornalista, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (www.facebook.com/gustavo.barreto.rio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *