O ‘capital’ é, em sua maioria, ‘descendente de imigrantes’, destaca diário carioca
“Empresários querem conter custos e endividamento” é uma das manchetes da primeira página do jornal O Globo de 22 de junho de 1980, destacando pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) com grandes industriais brasileiros.
A maioria deles – destaca a chamada – está preocupada atualmente em reduzir seus custos e conter o endividamento. O perfil dos empresários é o seguinte: eles têm em média 50 anos, quase sempre são gaúchos ou paulistas e descendem de imigrantes – com predominância para portugueses ou italianos.
A pesquisa ouviu 251 empresários das maiores companhias nacionais, informa o jornal na matéria (p.38). O nível educacional destes empresários, acrescenta, é bem superior se comparado com o de seus pais. “O empresário em geral vem de família rica. Um exemplo disso é que 69,8 por cento de seus pais eram donos de indústria, comerciantes e agricultores”, registra a matéria.
A família, conclui, a pesquisa, é uma estratégia para a manutenção do controle sobre as empresas. A política também não é esquecida: “É interessante notar que 60 por cento deles têm políticos como amigos, embora apenas 7,6 por cento participem efetivamente de partidos políticos”.