Comunicação, Cidadania e Política – Eletiva de 2010-2
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Comunicação – 2010.2
Profs. Sofia Zanforlin e Gustavo Barreto
Coordenação: Prof. Mohammed ElHajji
O objetivo da disciplina é desviar-se da tradicional ementa de Teorias da Comunicação para tentar percorrer um caminho que conduza a uma discussão crítica e ampliada da realidade contemporânea. Para tanto, partimos da premissa elaborada por Arjun Appadurai no livro “As Dimensões Culturais da Globalização” (2004) em que o autor aponta as comunicações de massa, notadamente as eletrônicas, e as migrações como os dois fenômenos representativos da contemporaneidade.
A partir de leituras que complementem o debate levantado por Appadurai, pretendemos analisar a relação desses dois eventos como um meio para abertura para outros pontos de representação da atualidade, num quadro de incertezas e transformações proporcionados pela globalização. Assim, a partir da ampliação da possibilidade de troca de informações proporcionadas pela Internet, por exemplo, observa-se que a atuação política bem como a criação de comunidades baseadas em compartilhamento de intenções, afinidades e filiações se multiplica transformando os significados da participação social e política.
Da mesma forma, o recrudescimento dos fluxos migratórios se aliam às trocas comunicacionais, à propagação e ao consumo de imagens, e vem sendo delineado por novos desejos e expectativas que atuam diretamente na decisão de mudança de lugar. Os pertencimentos na atualidade se fragmentam e se tornam múltiplos, ancorados pela possibilidade de estabelecimento de vínculos diversos, tanto com o local de origem como as negociações necessárias para o pertencimento no novo território. Esses dois fenômenos conjugados re-significam o papel do Estado-nação, por exemplo, e revelam a necessidade de buscarmos meios de apreender a realidade contemporânea, cada vez mais complexa.
Bibliografia Preliminar
- ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
- APPADURAI, Arjun. Dimensões Culturais da Globalização. Lisboa, Editorial Teorema, 2004.
- ________________. O Medo ao Pequeno Número: ensaio sobre a geografia da raiva. São Paulo: Iluminuras, Itaú Cultural, 2009.
- BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós modernidade. Rio de janeiro, Jorge Zahar, 1998.
- _________________.Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
- ________________. Confiança e medo na cidade. Rio de janeiro, Jorge Zahar, 2009.
- CANCLINI, Néstor García. Diferentes, Desiguais e Desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: ED UFRJ, 2005.
- SIMMEL, Georg. O estrangeiro [1908]. In: MORAIS FILHO, E. de (org.). Georg Simmel: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
- SIMMEL, Georg. Questões Fundamentais da Sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
- YÚDICE, George. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2004.
Cronograma de aulas
- 30/ 08 Hall – Centralidade da Cultura
- 13/ 09 Appadurai – Dimensões Culturais da Globalização
- 20/ 09 Appadurai – continuação
- 27/ 09 Simmel – O Estrangeiro/ Questões Fundamentais da Sociologia – cap.2
- 04/ 10 Bauman – Medo e Confiança na cidade
- 18/ 10 Appadurai – O Medo ao Pequeno Número
- 25/ 10 Canclini – Diferentes, Desiguais e Desconectados
- 08/ 11 Muniz Sodré e o virtual
- 22/ 11 [A combinar]
- 29/11 Orientações gerais