O ensino de italiano para os imigrantes: um editorial de 1932

Por Gustavo Barreto (*)
Recorte de O Globo, 26 de julho de 1932.

Recorte de O Globo, 26 de julho de 1932.

A questão do ensino público de estrangeiros se tornou pauta de um editorial do jornal O Globo, em sua edição de 26 de julho de 1932, a partir de críticas da imprensa italiana. Esta, informa o jornal, reviveu “um velho problema”, que tem “provocado debates accesos em diversos ensejos: o da nacionalidade dos filhos de immigrantes”.

Segundo as críticas da imprensa italiana citadas pelo diário carioca, o governo brasileiro deveria permitir e ensino do idioma italiano nas escolas públicas primárias aos filhos dos imigrantes.

“Para que?”, questiona o editorial. “Parece-nos que os descendentes de quaesquer nacionalidades, nacidos no Brasil, poderão facilmente estudar a língua da terra de origem dos seus ascendentes, em tempo, sem damno algum para os laços sentimentaes que pretendam conservar.”

Em outra crítica, o diário carioca cita o “jornal fascista La Stampa” (sic), de Turim, que teria afirmado que o governo brasileiro deve se limitar a impor que o ensino do idioma português, História e Geografia do Brasil sejam ministrados nas escolas estrangeiras, por professores brasileiros, “deixando toda a liberdade para o resto das matérias”.

Rebate O Globo: “É curioso notar a preocupação dos paizes distantes de nacionalisar os filhos dos immigrantes. Em muitos casos isto constitue esforço inutil. A attitude do nosso governo, assim como a attitude dos governos sul-americanos, não pode ser outra senão a de nacionalisar todos aquelles que nascem em seus territorios”.

O editorial conclui afirmando não acreditar que a diplomacia consiga “manter os laços politicos entre os filhos dos imigrantes e os seus paizes de origem, conforme pretende a imprensa italiana”.

(*) Gustavo Barreto (@gustavobarreto_), 39, é jornalista, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (www.facebook.com/gustavo.barreto.rio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *