O caso dos falsos imigrantes

Por Gustavo Barreto (*)
Trecho do Jornal do Brasil, edição de 26 de junho de 1908

Trecho do Jornal do Brasil, edição de 26 de junho de 1908

O Jornal do Brasil publica em sua edição de 26 de junho de 1908 uma denúncia dando conta de uma “nova exploração”: os falsos imigrantes. Segundo o jornal, indivíduos munidos passaportes e intitulando-se imigrantes apresentavam-se à Diretoria Geral de Povoamento de Solo para receber passagens interestaduais.

Os passaportes eram de outras pessoas, esses sim imigrantes, mas eram vendidos por exploradores do negócio com a finalidade de obter passagens para o norte ou o sul do país.

O negócio valia a pena para quem comprava o passaporte, informa o diário carioca, que custava de 30 a 40 mil réis. O diário conta o caso de dois espanhóis que foram presos em flagrante após terem se confundido em acertar os dados dos passaportes comprados. O esquema envolvia ainda o dono de um hotel.

(*) Gustavo Barreto (@gustavobarreto_), 39, é jornalista, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (www.facebook.com/gustavo.barreto.rio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *