‘Não somos racistas. Mas não queremos quistos’

Por Gustavo Barreto (*)
Trecho do artigo de Pimentel Gomes no Correio da Manhã de 29 de abril de 1959: 'Não somos racistas'

Trecho do artigo de Pimentel Gomes no Correio da Manhã de 29 de abril de 1959: ‘Não somos racistas’

Um articulista do Correio da Manhã, Pimentel Gomes, publica na edição de 9 de junho de 19591 um texto em que relata uma conversa com o então presidente do Instituto Nacional de Imigração e Colonização (INIC), principal órgão responsável pelo tema à época. Segundo o autor, os estrangeiros continuam a chegar ao Brasil “anualmente, às dezenas de milhares”, lamentando a falta de recursos para a imigração “dirigida ou subvencionada”. É “lastimável”, diz, pois se trata de uma imigração “muito útil ao Brasil”.

A média de imigrantes europeus, de cerca de 9 mil por ano desde 1952, “não é muito” e “poderia e deveria ser muito mais”, pois “se trata de gente muito boa, quase sempre de técnicos indispensáveis à indústria”. Os estrangeiros vindos por meio da imigração dirigida, diz Pimentel Gomes, são principalmente austríacos, alemães, gregos, italianos, holandeses, espanhóis e brancos expulsos da China”.

O autor passa, então, a comparar os números da Argentina com os do Brasil, classificando os imigrantes. Os holandeses são “excelentes”, tendo trazido “bons bovinos leiteiros e apetrechos para a indústria de laticínios”; os austríacos, “imigrantes de primeira ordem”; os gregos, “bons colonos”; os italianos, “um dos melhores colonos” e “muito têm contribuído para o progresso brasileiro”.

Correio da Manhã: trecho da edição de 9 de junho de 1959

Correio da Manhã: trecho da edição de 9 de junho de 1959

Ele registra ainda que o Brasil recebera 3.416 “refugiados brancos, da China”, enquanto a Argentina recebera 52. No caso dos chineses, o autor não faz nenhum comentário. O autor conclui o artigo dizendo ser “mister” aumentar consideravelmente as verbas destinadas ao INIC que, “num país como o Brasil, é órgão importantíssimo”.

Pimentel já abordara o tema na edição de 29 de abril do mesmo diário2, levantando a tese – sempre comparando Argentina e Brasil – de que os argentinos receberam muito mais imigrantes os brasileiros, porém o Brasil os fixa em maior quantidade.

Nesta edição, o autor reafirma sua tese de que o país precisa de imigrantes, sim, porém “muito principalmente de imigrantes europeus”, adiantando que “não se trata de racismo”.

Nas palavras dele: “O europeu tem muito mais afinidade com o brasileiro do que o asiático oriental. É cristão como nós e quase sempre católico. Fala o mesmo idioma ou um idioma muito mais semelhante ao nosso do que qualquer idioma asiático. Deixa-se assimilar muito mais fàcilmente. Os rapazes não mandam buscar noivas na Itália, Espanha, Portugal, Alemanha ou Hungria como os japonêses têm o péssimo vêzo3 de fazê-lo”.

E conclui: “Ora, não somos racistas. Mas não queremos quistos.”

NOTAS

1 Disponível em http://bit.ly/1vZrfx8

2 Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=089842_06&pagfis=105228&pesq=&url=http://memoria.bn.br/docreader#

3 Hábito, costume.

(*) Gustavo Barreto (@gustavobarreto_), 39, é jornalista, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (www.facebook.com/gustavo.barreto.rio)

Um pitaco sobre “‘Não somos racistas. Mas não queremos quistos’

  1. Pingback: Brasil no Mundo | Contribuições para a Política Externa Brasileira | Projeto mostra história da imigração no Brasil por meio da imprensa |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *