Jornalismo Internacional na ECO/UFRJ

Por Gustavo Barreto (*)

Escola de Comunicação da UFRJ
Responsável: Prof. Dr. Mohammed ElHajji (CV)
Ministrado por Gustavo Barreto (CV), mestrando ECO-UFRJ
Segundo semestre de 2010
Horário: Quarta-feira, das 19h às 20h20

O foco nesse semestre são os conflitos internacionais étnico-culturais, pensando também as diversas soluções de diálogo construtivo, bem como os problemas atuais (Kosovo, os da Ásia, focos do Oriente Médio, África etc). Multi, inter e transculturalismo são temas a ser investigados.

O twitter da disciplina é o www.twitter.com/jorninterufrj e o site do nossos grupos de pesquisa são www.pet.eco.ufrj.br e www.lacosa-ufrj.net.

Ementa:
Caracterização de especificidades da área. Fontes do jornalismo internacional. Contextualização do campo. Habilidades específicas. Jornalismo internacional em áreas de conflito. Multiculturalismo e diálogo. Transculturalismo e Interculturalismo.

Bibliografia (a ser ampliado):
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: As Conseqüências Humanas. RJ: Zahar, 1999.
BHABHA, H. K. O Local da Cultura. Belo Horizonte (MG): Ed. UFMG, 1998.
ELHAJJI, M. Da Semiose Hegemônica Ocidental: Globalização e Convergência. RJ: Eco-Rizhoma, 2000.
IANNI, Octavio. “O Príncipe eletrônico”. In: Enigmas da Modernidade-Mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
LESSER, Jeffrey. A Negociação da Identidade Nacional. SP: UNESP, 2001
NATALI, João Batista. Jornalismo Internacional . SP: Contexto, 2004.
SAID, E. W. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
STEINBERGER, Margarethe Born. Discursos geopolíticos da mídia: jornalismo e imaginário internacional na América Latina. São Paulo: EDUC; Fapesp; Cortez, 2005.

(*) Gustavo Barreto (@gustavobarreto_), 39, é jornalista, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (www.facebook.com/gustavo.barreto.rio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *