Belém sedia Conferência Sul-Americana e Brasileira de Mídia Cidadã

Por Gustavo Barreto (*)

A região Norte sedia, pela primeira vez, a Conferência de Mídia Cidadã. Com o tema “Amazônia e o direito de comunicar”, neste ano serão realizadas a II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. O evento ocorrerá em Belém, entre os dias 17 e 22 de outubro de 2011. As inscrições já começaram e vão até o dia 10 de outubro de 2011.

A partir da temática central, que focaliza um olhar diferente sobre uma região tão diversificada, de múltiplas culturas, povos e identidades quanto a Amazônia, a Conferência propõe uma mediação entre pesquisadores, produtores e ativistas envolvidos.

O evento busca ainda socializar produções midiáticas feitas por movimentos sociais, ONGs, entidades públicas e empresas privadas, bem como incitar uma interação entre as áreas de Comunicação, Direito, Educação, Tecnologia, Saúde, Artes e áreas afins, de diferentes universidades e faculdades, com movimentos sociais e outras instituições.

Promovido desde 2005 pela Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, na atual edição são esperados cerca de 700 participantes de todo o Brasil e de vários países da América do Sul.

Programação

Durante o evento serão realizados painéis, oficinas, sessões de apresentação de trabalhos científicos, relatos de experiência, sessões de lançamento de livros e atividades culturais. Quem se interessar poderá se inscrever no site do evento: www.midiacidada.ufpa.br

A II Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã é uma promoção da Cátedra UNESCO/UMESP e da Rede Nacional Pró-Mídia Cidadã. A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza o evento por meio do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Instituto de Letras e Comunicação (ILC), Instituto de Ciências da Arte (ICA), Faculdade de Comunicação, PPGCOM “Comunicação, Cultura e Amazônia”, da Assessoria de Educação a Distância (AEDi) e das Pró-Reitoras de Ensino de Graduação (PROEG) e de Extensão (PROEX), além da co-realização do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Serviço

II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã
Tema: “Amazônia e o direito de comunicar”.
Data: 17 a 22 de outubro de 2011.
Email: midiacidada2011@gmail.com
Tel: (91) 4005-7436/ (91) 3201-8699
Site: midiacidada.ufpa.br

(*) Gustavo Barreto (@gustavobarreto_), 39, é jornalista, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (www.facebook.com/gustavo.barreto.rio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *