BBC tem novo diretor geral, ‘executivo de mídia inexpressivo’ é um dos elogios na mídia

Por Gustavo Barreto (*)

George Entwistle foi nomeado o novo diretor geral da BBC. Ele assume em setembro de 2012, quando Mark Thompson deixará o cargo.

George Entwistle foi nomeado o novo diretor geral da BBC. Ele assume em setembro de 2012, quando Mark Thompson deixará o cargo.

A própria BBC fez um giro pelos jornais do Reino Unido para observar as reações.

O ‘The Times’ afirma que Entwistle começa ganhando 450 mil libras por ano, bem menos do que os 671 mil do seu antecessor. Mesmo com o corte de orçamento na rede, observa o editorial, há indícios claros do “problema que representa [a BBC] para o resto da mídia da Grã-Bretanha. A BBC distorce e sufoca a indústria. É muito grande”.

O ‘Daily Telegraph’ destacou que o novo diretor é “uma manifestação exatamente do mesmo fenômeno, como o seu antecessor”: um sujeito de meia-idade, branco, masculino, em última instância um “executivo de mídia inexpressivo”.

O jornal ‘The Independent’ foi talvez o mais duro de todos: “Em seu novo posto, [Entwistle] terá que ser tudo: visionário, estrategista, chefe, jogador de pôquer, ‘entusiasmador’, convincente, cuidador, ouvinte e orador. Presumivelmente, ele foi excepcionalmente bem na entrevista. Porque é difícil ver em seu currículo onde que estão todas estas caixas assinaladas.”

Leia o original: http://www.bbc.co.uk/news/entertainment-arts-18720903

(*) Gustavo Barreto (@gustavobarreto_), 39, é jornalista, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (www.facebook.com/gustavo.barreto.rio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *