“As raízes só podem sobreviver nas misturas”, afirmam os germano-magrebinos do Dissidenten em 1989

Por Gustavo Barreto (*)
Trecho do caderno de cultura “Ilustrada”, da Folha de S. Paulo, edição de 1o de janeiro de 1989

Trecho do caderno de cultura “Ilustrada”, da Folha de S. Paulo, edição de 1o de janeiro de 1989

“Rock árabe do alemão Dissidenten rejeita as ‘boas causas’ como tema” – esta foi a manchete do caderno de cultura “Ilustrada”, da Folha de S. Paulo, em sua edição de 1o de janeiro de 19891. Reproduzida do jornal parisiense Libération, a matéria comenta como surge o grupo: “Confia em Allah, mas vigia teu camelo! A voz caía como um trovão de um céu apocalíptico. Era isto que os Dissidenten contavam, há sete anos, à população de uma cidadezinha do Marrocos onde eles tiveram suas bagagens e carro roubados. Os culpados? Os músicos locais. Os Dissidenten obrigaram-nos a tocar e gravar para eles. Assim começava o negócio e esta paixão pelos sons norte-africanos”.

“Atualmente”, acrescenta a matéria, o negócio se resume a “dois LPs, dois “maxi-singles” e dezenas de turnês. “O grupo germano-magrebino passa a maior parte do tempo correndo pelo mundo”, completa. A formação do grupo “parece com um moinho”, descreve o jornal: “Os amigos músicos entram, tocam um momento, partem, volta. A caravana está sempre aberta”. Alemães, marroquinos e um argelino estão entre os integrantes, alguns eventuais.

“Os Dissidenten, em sete anos de existência, perseguem uma viagem que os leva regularmente ao Terceiro Mundo para trabalhar com músicos locais, como os do Karnataka College de Percussão (na Índia do Sul, em 1982), da Companhia Nacional de Dança do Zimbábue e do grupo marroquino Lemchaheb (ambos em 83)”, descreve a matéria, que afirma que a intenção de fazer “pop music” consiste em misturar as músicas tradicionais ao rock. “Uma velha ideia, que tem suas origens no grupo Embryo, de onde vem uma parte do atual Dissidenten, cuja música atual traz a pesada marca dos Lemchaheb”, acrescenta, lembrando que “estes últimos chegaram no final da onda do estilo inaugurado pelos marroquinos Nass El Ghiwane nos anos 70”.

A matéria afirma que a associação magrebina-teutônica “continua a cantar (em árabe) o pacifismo, a imigração, a liberdade”, mas os dois principais gerentes da “casbah”2 Dissidenten “se proíbem de cantar pelas boas causas”. Seus líderes afirmam, em entrevista, que fazem “pop music” para as pessoas que “não dão a mínima para as coisas intelectuais”, argumentando: “Com as boas causas, você só obtém a piedade. As pessoas vão à discoteca para dançar nossa música, não para pensar no racismo. SOS Racismo é uma boa idéia, mas muito chorosa. O que nos interessa é tocar boa música, e não o que é a música árabe?

O Libération questiona: vocês estão revisitando as músicas étnicas? Um dos líderes responde: “A etnologia é a culpabilidade da Europa. Mas as roots (raízes) são importantes. Nossa música é de certa forma a história das Mil e Uma Noites em alemão”. As pessoas, diz ele, acham “curioso” alemães cantarem em árabe: “Nós procuramos apenas um pouco de verdade, porque as coisas são frequentemente complicadas entre a Europa e os árabes”. Para levar um dos músicos colaboradores para a Europa, um senhor de 68 anos, passaram cerca de três anos “correndo a burocracia”.

O grupo faz um grande sucesso, lembra o próprio jornal, “mas não podemos fazer tudo, só possuímos uma vida”. Para um dos líderes, as músicas tradicionais não têm muitas chances de sobrevivência porque o satélite, as coisas, tudo vai muito rápido”. E conclui: “As raízes só podem sobreviver nas misturas, na linguagem contemporânea; do contrário, a tradição vai morrer”. O jornal divulga, ao final, o mais novo lançamento do LP importado do Dissidenten – Sahara Eletrik –, pelo selo Editions Vogue.3

NOTAS

1 Disponível gratuitamente no Acervo Folha, em http://acervo.folha.com.br

2 Em livre interpretação, nome dado à cidadela cercada por muros ou muralhas existente em diversas cidades árabes do Norte da África.

3 A faixa principal está disponível em http://youtu.be/JeONiYOMn3g; a rede social de vídeos YouTube possui outras músicas de grupos citados aqui, bem como das parcerias.

(*) Gustavo Barreto (@gustavobarreto_), 39, é jornalista, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (www.facebook.com/gustavo.barreto.rio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *