Aceitam-se agricultores a partir de 12 anos, sem moléstias e capazes para o trabalho

Por Gustavo Barreto (*)
Edição de 18 de fevereiro de 1905 do jornal O Estado de S. Paulo

Edição de 18 de fevereiro de 1905 do jornal O Estado de S. Paulo

A Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Governo de São Paulo publica na edição de 18 de fevereiro de 1905 do jornal O Estado de S. Paulo um edital para a introdução de 5 mil imigrantes “do centro e norte da Europa”.

Os imigrantes, diz o texto do edital, deverão ser constituídos em famílias, exclusivamente agricultores, “sem molestias de facil propagação ou defeitos physicos que os inhabilitem para o trabalho”, devendo ter ainda cada família pelo menos um indivíduo apto para o trabalho – e estão aptos para o trabalho, acrescenta o edital, “homens maiores de 12 até 45 annos”.

Observa-se que, com pequenas modificações, os editais se repetem em grande parte, desde o início do período republicano, como é o caso das regras sobre o transporte das bagagens e os direitos dos imigrantes quanto a este tema, incluindo indenização por seu extravio.

Como é de praxe, o edital determina que os proponentes deverão repatriar – à sua custa – os imigrantes que introduzirem fora das condições do contrato “ou que se verificar terem sido aliciados com promessas ou informações exaggeradas ou falsas”. Este último item é uma novidade nos anos recentes, frente a críticas frequentes publicadas na imprensa nacional e estrangeira sobre tais promessas.

(*) Gustavo Barreto (@gustavobarreto_), 39, é jornalista, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (www.facebook.com/gustavo.barreto.rio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *